segunda-feira, 2 de maio de 2011

A importância dos antioxidantes na sua saúde.


Todos já ouvimos falar em antioxidantes como eles “destroem” os radicais livres, mas a maioria das pessoas não sabem realmente o que ocorre quando os consumimos.

Os chamados radicais livres são moléculas que  ficam “soltas” em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma. Ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam nossas células. Essas lesões podem levar ao envelhecimento precoce e até mesmo a várias doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes e até mesmo o câncer.

Não existe uma maneira de não produzirmos radicais livres, já que nós o produzimos até quando respiramos ou praticamos atividades físicas, portanto o consumo dos chamados antioxidantes é a principal maneira de prevenir a ação das moléculas de radicais livres.

Os antioxidantes são substâncias que, em contato com os radicais livres, reagem, neutralizando os mesmos. O nosso organismo produz antioxidante, entretanto de acordo com a situação em que nosso organismo se encontra pode não ser suficiente.

E é aí onde a boa alimentação pode nos ajudar, a oferecer nutrientes que são antioxidantes e que, portanto, participarão deste combate contra o excesso de radicais livres.

Os antioxidantes encontrados na alimentação e suas fontes são:
·         B-caroteno: presente em alimentos de cor amarelo/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.
·         Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi. Estudos indicam que a Vitamina C possui efeito protetor contra danos causados pela exposição a radiações e medicamentos.
·         Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais. A vitamina E pode impedir danos causados por radicais livres associados a doenças específicas como artrite ou catarata.
·         Flavonóides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja. Os flavonóides são responsáveis por “eliminar” os radicais livres do nosso organismo e também estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares.
·         Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto. As catequinas podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo 1, cardiopatias e infecções virais.
·         Carotenóides e Vitamina A: Os carotenóides são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. A vitamina A tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de câncer como o de mama, estômago, bexiga e pele, e juntamente com a vitamina C pode prevenir o câncer retal ou de cólon.
·         Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba. O licopeno é o principal flavonóide encontrado em nossa alimentação e é bastante associado à prevenção de vários tipos de câncer.
De modo geral, a proteção contra radicais livres se faz evitando a obesidade, o tabagismo, alimentos com aditivos, evitar poluição, as gorduras elevadas no sangue, o controle da pressão arterial e do diabetes, alimentação correta (com acompanhamento nutricional) e exercícios físicos regulares.
Os alimentos ricos em antioxidantes mostram que uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo. É importante lembrar que é sempre bom consultar um Nutricionista para uma indicação correta da quantidade necessária de antioxidantes para cada individuo e que os alimentos podem ser utilizados na prevenção e tratamento de várias doenças.

Dica da Nutri: Se você quer ter uma vida saudável, é bom tomar alguns cuidados para evitar a produção de muitos radicais livres em seu organismo. Evite o consumo de álcool ou tabaco, bem como a exposição excessiva aos raios solares. Além disso, pessoas que praticam exercícios físicos regularmente sofrem menos com a ação dos radicais livres, pois a atividade física regular aumenta a produção de enzimas que destroem os radicais livres!

2 comentários:

Brendea disse...

Adorei o texto Nutri!!
Parabéns!!

Anônimo disse...

Mas 1 post muito legal!!! Dica da nutri ta de parabens!!