terça-feira, 31 de maio de 2011

Por que o excesso de frutose faz mal à sua saúde?

A frutose é um importante carboidrato encontrado no organismo humano e na maioria das plantas. Seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são importantes fontes de frutose.

Atualmente pelo fato da frutose ter um potencial poder adoçante (sendo considerado o mais doce dos açúcares), as indústrias alimentícias vêm utilizando esse nutriente com a função de aumentar a palatabilidade dos alimentos. Dessa forma, a frutose vem sendo adicionada em doces, bebidas e frutas industrializadas. Alimentos produzidos em confeitarias têm em média de 1 a 2% de frutose. Porém, se esses alimentos apresentarem frutas na sua composição, a quantidade de frutose pode aumentar para cerca de 11%.

O consumo de frutose na alimentação da população, casualmente ou não, aumentou cerca de 250% nos últimos 15 anos, acompanhando o aumento da epidemia da obesidade. Nos últimos anos, a ingestão de frutose vem aumentando acentuadamente em decorrência do maior consumo de produtos industrializados contendo frutose, como, por exemplo, adoçantes, refrigerantes, xarope de milho, sendo este último, comumente utilizado em sucos, cereais matinais e alimentos pré-preparados.

Atualmente a frutose representa cerca de 9% das calorias diárias consumidas, sendo um elemento amplamente utilizado pelas indústrias alimentícias para dar sabor e adoçar os alimentos, no lugar da sacarose.

Pesquisas demonstraram que o EXCESSO de frutose está associada ao aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol, por também ser precursora de gorduras. Ela estimula a atividade de enzimas no fígado resultando em maior síntese de lipídeos, e, como conseqüência, níveis mais elevados de gorduras totais e de lipoproteínas de muito baixa densidade (conhecidas como VLDL). Outros efeitos ocasionados pela frutose no corpo relatados em estudos são: aumento de ácido úrico circulante no sangue (principalmente em pessoas hipertensas), ganho de peso, esterilidade e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas (como demência e mal Alzheimer).

Um estudo publicado na revista “Endocrinology” relata que o EXCESSO no consumo de frutose durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento da placenta e resultar em mudanças específicas do sexo da endocrinologia fetal e neonatal. Neste estudo, os cientistas examinaram ratinhos fêmea, em fase de acasalamento, os quais foram acondicionadas para receber água ou uma solução de frutose que representou 20% de ingestão calórica a partir de frutose. Só os fetos do sexo feminino nos ratinhos alimentados com frutose apresentaram maior leptina, frutose e glicose no sangue do que os  ratinhos correspondentes do grupo de controle. Os filhotes machos e fêmeas de ratinhos alimentados com frutose apresentaram ambos maiores teores de frutose no plasma. Os investigadores também descobriram que a placenta dos fetos do sexo feminino nos ratinhos alimentados com frutose era mais leve que a dos fetos do sexo feminino no grupo de controle. "Mais estudos são fundamentais para determinar os efeitos em longo prazo da ingestão de frutose materna sobre a saúde e o bem-estar da prole e para perceber se as diferenças observadas no estudo obtêm diferentes perfis de risco para a doença metabólica no período pós-desmame.

E ainda existem evidências de que a frutose diminui a velocidade do metabolismo, crianças que bebem muito refrigerantes e sucos de fruta (ambos ricos em xarope de milho e frutose) são mais gordas do que crianças que não bebem eles, mas que mesmo assim consomem a mesma quantia de calorias.

Dica da nutri: é importante ressaltar que os estudos realizados demonstram que o EXCESSO de frutose proveniente de alimentos industrializados utiliza esse nutriente com a função de aumentar a palatabilidade dos alimentos, por isso fique atento lendo sempre os rótulos dos alimentos. Estudos demonstram que a transição nutricional e o alarmante aumento no consumo de alimentos ricos em frutose, tem contribuído para a epidemia das obesidade, diabetes mellitus e síndrome metabólica em crianças e adultos. Logo procure sempre qualidade de vida evitando ao máximo os produtos industrializados.

Um comentário:

Micheli disse...

olá, fiquei muito surpresa com o que você escreveu sobre a frutose. Eu não imaginava que o consumo exessivo de frutose causasse tanto mal, afinal muitas são as recomendações do consumo de frutas para as diétas e a melhor qualidade de vida. Fiquei muito em dúvida agora, pois sou uma consumidora de frutas como banana, maça e laranja, que pelo que andei lendo em outros sites contêm alto indice de frutose. Então estou escrevendo para lhe perguntar quais seriam as quantidades destas frutas que eu poderia consumir, sem comprometer minha saúde por causa da frutose presente nelas?
Desde já agradeço!!