terça-feira, 2 de agosto de 2011

BENEFÍCIOS DO LICOPENO PARA O NOSSO ORGANISMO!

O tomate é consumido no mundo todo. Entre sucos, tortas, cremes, molhos e sopas, esse fruto agrada ao paladar de diversas maneiras. Mas, além do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma composição nutritiva pra lá de especial, quando o assunto é saúde.

O tomate é um fruto rico em propriedades benéficas para saúde, por isso é importante incluí-lo no cardápio diário. Para começar, é rico em vitaminas A e C. A dupla é responsável pela vida longa, isso porque a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno (proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos), além de também ser um ótimo antioxidante.

Esses nutrientes são importantes para o equilíbrio do organismo, já que ajudam na boa digestão, preservando a saúde do sistema nervoso e dos músculos, melhorando a aparência da pele e prevenindo problemas cardiovasculares.

     Encontrado principalmente nos tomates, o licopeno é um carotenóide na qual dá a cor vermelho para o tomate, goiaba, melancia e outros alimentos. Esse antioxidante quando é absorvido pelo organismo, ajuda impedindo e reparando danos às células na ação dos radicais livres. É uma substância famosa por prevenir câncer de próstata, doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento das células e pode assim proteger contra os danos causados pelos raios ultravioletas.

      Recomenda-se consumir pelo menos um tomate, 3x por semana, pois ao adotar esse hábito ele ajuda a prevenir tumores e reduzir as taxas de colesterol no organismo. Previne também a formação de placas de gordura nas artérias, ajudando assim o sangue circular e com isso há uma redução nos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

       Os benefícios do alimento não param por aí. Estão presentes também:
  • Sódio e o magnésio: que ajudam em algumas funções do organismo, como na contração muscular.
  • Cálcio: que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
  • Folato (também conhecido como vitamina B9): para as funções metabólicas.
  • Potássio: que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.
     Segundo o estudo realizado na Universidade de Manchester e Newcastle que fizeram uma experiência com dez pessoas que, durante três meses, comeram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite. E outras dez pessoas que ingeriram apenas as 10 gramas de azeite. Após ter passado os três meses, os especialistas britânicos realizaram exames de pele nessas pessoas e puderam notar que os que haviam ingerido a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultravioleta aumentada em 33%, além de maiores níveis de procolágeno. O procolágeno é uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas, envelhecimento precoce, espinhas e outros problemas dermatológicos.

Dica da Nutri: Opte sempre pelos tomates mais vermelhos, pois estão mais maduros e com maior concentração dos nutrientes. Na hora do consumo, ao contrário do que muitos acreditam, o cozimento de alimentos ricos em licopeno resulta em perda mínima dessa substância. O suco de tomate preserva todas as qualidades contidas no fruto, o consumo de 200ml diários de suco de tomate apresenta benefícios à saúde. Além disso, o suco de tomate tem um efeito positivo sobre a digestão, e pode suprimir a fome de um jeito positivo para as dietas. O potássio e a vitamina C incrementam a atividade do nosso sistema imune, e estimula o metabolismo e pode atuar como diurético natural.

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