sexta-feira, 15 de abril de 2011

CHOCOLATE NA MEDIDA CERTA

O chocolate é rico em vitaminas, minerais, antioxidantes, flavonóides e ácido oléico, é apreciado o ano todo. Porém, o consumo é maior na época da Páscoa. É uma excelente fonte de energia, contém alto teor calórico e principalmente de gorduras.
            
          O chocolate foi sendo reconhecido não só pelo seu delicioso sabor, mas também pela presença de substâncias chamadas de fitoquímicos, as quais demonstraram em estudos científicos benefícios a saúde do ser humano, como por exemplo, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir o colesterol ruim (LDL).
            As substâncias contidas no chocolate podem beneficiar o coração através da teobromina que é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e no muscular, o que também ajuda na prevenção da hipertensão arterial.
            
            Os estudos comprovam os benefícios do chocolate, sobretudo o amargo. O mesmo é feito de cacau puro e sem adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonóides, e é antioxidante.
           
           Há diferentes tipos de chocolates no mercado, o chocolate ao leite, é feito da massa de cacau que é substituída em parte por leite em pó, o que resulta em um gosto mais adocicado e mais calórico.

O branco é o mais calórico e gorduroso de todos os tipos de chocolate, já que sua composição é feita a partir da manteiga de cacau.

A versão diet não tem açúcar, mais apresenta alto teor de gordura e tem alto valor calórico. É indicado aos diabéticos.

O chocolate mais escuro contém mais cacau (acima de 70%) e menos açúcar do que o chocolate ao leite (mais claro). Assim quanto mais amargo, melhor para a saúde, por causa da maior presença de cacau. Há estudos que indicam que o leite e o alto teor de açúcar adicionados aos chocolates mais claros reduzem a capacidade do organismo de absorver antioxidantes.

Dica da Nutri: Alguns tipos de chocolate principalmente aqueles mais escuros e com menor teor de açúcar, têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação aos chocolates branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição. Mesmo sabendo de todos os benefícios deste alimento, é importante salientar que todo tipo de chocolate deve ser consumido com moderação. Portanto, procure a orientação de um profissional Nutricionista. 

Nenhum comentário: