terça-feira, 26 de abril de 2011

CUIDADO COM A HIPERTENSÃO!

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou “pressão alta” significa que a pressão arterial está acima do normal (superior a 140x90mmHg) e ocorre quando o sangue exerce muita força sobre as paredes dos vasos sanguíneos.

A hipertensão é considerada um problema de saúde pública por sua magnitude, risco e dificuldades no seu controle. É também conhecida como um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento do acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. 

As causas da hipertensão são advindas de vários fatores como, por exemplo, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo, o envelhecimento, a história familiar, a raça, o gênero, o peso e os fatores dietéticos.

A alimentação adequada é um importante para o paciente com HAS, pois existem alimentos que são responsáveis por fazer a pressão subir como, os enlatados, conservas, salgadinhos em geral, alimentos que contém cafeína, salgadinhos de pacote, queijos salgados (prato, provolone, parmesão, mussarela, etc.), frios (presunto, salame, copa, mortadela, etc.), embutidos (lingüiças e salsichas), temperos, sopas e molhos prontos industrializados que são ricos em sódio.

Algumas dicas são importantes para evitar e controlar a hipertensão, como: 
  •  Manutenção do peso ideal: o sobrepeso aumenta e dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue; 
  •   Fazer atividade física;
  •  Reduzir o sal;
  •  Alimentação balanceada com acompanhamento nutricional;
  • Tomar os medicamentos corretamente;
  •   Controlar suas emoções;
  • Fazer os exames médicos regularmente;
   
 A alimentação do paciente hipertenso deve ser balanceada, com acompanhamento nutricional. Não há necessidade de abolir o sal da alimentação, mas deve ser controlado. Não utilize o saleiro a mesa, a quantidade máxima de sal é de 6 gramas/dia (2 gramas estão contidos naturalmente nos alimentos e os outros 4 gramas serão usados no preparo da alimentação).
          
Dê preferência para os alimentos ricos em potássio tais como: mamão, laranja, banana, melão, maracujá, almeirão, cará, ameixa, batata, cenoura, beterraba. E os alimentos ricos em cálcio como, leite desnatado ou de soja, vegetais folhosos verde-escuros, feijão de soja e semente de girassol e gergelim.

Para realçar o sabor dos alimentos use os temperos naturais, tais como: alho, cebola, salsa, salsinha, cebolinha, orégano, cominho, manjericão, alecrim, hortelã, limão entre outros.

Dica da Nutri: Dê mais atenção ao que você come e às suas emoções e forme uma barreira contra o mal. Tais informações não deverão ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional sem antes consultar seu Nutricionista.
                                    
A seguir confira uma receita fácil de fazer e super apetitosa, que pode lhe ajudar no controle da sua pressão arterial:

SALADA TROPICAL

Ingredientes:
500g de cenoura
300g de maçã
100g de uva passas
200ml de iogurte natural
1 limão

           Modo de preparo: higienizar, descascar e ralar a cenoura e a maçã. Colocar a maçã de molho em água com limão. Misturar a cenoura, a maçã, as passas e o iogurte natural.

6 comentários:

FIRE disse...

Muito bom o artigo. As pessoas que possuem essa doença deviam ler esse artigo e aprender mais um pouco sobre ela.

PS: tenho que parar de comer besteiras! :P

Anônimo disse...

Nossa Nutricionista, assim vc m assusta!!! logo eu que gosto tanto de jogar um salzinho na minha comida! parabens pelo blog vc vei p mudar nosso estilo de vida e ajudar a todos com seus conhecimentos. agradecemoss por compartilhar seus conhecimentos; o blog ta de parabens!

Anônimo disse...

huuummm tah show o teu blog!!!!
adorei os posts

Amandha Furtado CRN 2789 Nutricionista e Personal Diet disse...

Obrigada meus leitores, fiz o blog pensando em vocês!!
Aguardem mais matérias maravilhosas para a sua saúde.
Lembre-se alimentação saudável é primordial para a qualidade de vida, não exagere!
Abraços da Nutri =)

Mega Vitaminas - Nutrição Esportiva e Estética disse...

Excelente matéria!
Gostei da dica da salada tropical para controle da pressão arterial. Muito boa a dica!

Anônimo disse...

Caramba!!!! Apartir de hj menos, muito menos sal na minha vida... Muito bom o blog, vc tah de parabens otimas materiaas, continue assim.